SPFW n41- Dossiê de tendências para o verão de 2017 +curiosidades sobre as novas mudanças das Fashion Week’s

Faaala galera! O post de hoje é sempre um dos assuntos mais acessados no blog! É quando eu faço um resumão sobre tudo que rolou nas passarelas e vai seguir na moda por pelo menos 1 ou 2 anos. A temporada que vamos falar agora é a de Semana de moda de São Paulo (São Paulo Fashion Week/SPFW), que aconteceu na Bienal, do dia 25 ao dia 29 de abril de 2016.

*CURIOSIDADES SOBRE AS ÚLTIMAS MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS DO MUNDO FASHION 

No mundo fashion tá acontecendo algumas transições e eles (os estilistas) estão querendo agradar cada vez mais os consumidores. Algumas marcas internacionais estão apostando em digital influencers (pessoas que fazem sucesso na internet), no lugar de modelos. Outro ponto que foi modificado no SPFW é o fato de não caracterizarem mais as duas temporadas anuais como “verão” e “inverno”. Esse assunto foi bastante discutido em função das peças desfiladas, as quais servem para as duas temporadas, tanto de verão, quanto de inverno. Lembrando ainda que, as peças podem ser compradas por pessoas de qualquer lugar do mundo e então isso faz a coleção se aproximar mais da “realidade da estação do consumidor”. Isso tá acontecendo devido a maioria dos estilistas acreditarem que é mais fácil seus consumidores se identificarem com quem eles acompanham no instagram, usando suas roupas, por exemplo, do que uma supermodelo que não faz parte de sua realidade. Isso vai demorar pra dominar a maioria das grifes no geral, até porque as modelos não podem perder seus valores, mas também penso dessa forma e o ideal talvez seja mesclar os dois. Falando ainda sobre essas mudanças sociais do mundo fashion, alguns estilistas estão investindo numa MODA MAIS RÁPIDA, a qual você vê as peças nas passarelas e após alguns dias já é liberado pra ser comprada. Isso ganhou uma expressão conhecida como SEE NOW, BUY NOW (VEJA AGORA, COMPRE AGORA). No processo de hoje acontece primeiro o desfile, depois as campanhas, depois as fotos nos editoriais de revistas e aí quase uns 6 meses depois da data que foi desfilado, as peças chegam às suas lojas (devemos lembrar que inverno 2016 por exemplo, é desfilado no verão de 2016, o que acaba encaixando direitinho com a chegada das peças para sua estação adequada). Não foram todos os estilistas que aprovaram, mas esses tópicos foram discutidos pelo mundo todo… mas alguns já começaram a se adaptar a essa era mais rápida.

TUDO QUE ROLOU NO SÃO PAULO FASHION WEEK N41

Bom, a gente sabe que tudo que acontece no mundo reflete nas passarelas e vice-versa. Os desfiles, contudo, têm a intenção de passar boas energias para nossos tempos e se identificar com tudo que está acontecendo no mundo. A fase do Brasil meio conturbada, contou com otimismo por parte dos estilistas para retratar esse período que estamos vivendo, através de cores vibrantes e bem alegres, que estiveram em quase todas as coleções dessa edição de São Paulo Fashion Week, seja em looks todo monocromático ou misturado com tons em neon. E a gente pode ver que além das cores para passar bom astral, o próprio Brasil foi uma inspiração pra alguns estilistas, assim como na coleção da PatBo, tivemos a jaqueta jeans bordada com a nossa bandeira. O que rende também quando o assunto é Brasil, ainda mais numa temporada de verão (2017), é a natureza e a tropicalidade nas estampas. Flores, pássaros, vestidos longos, tudo com a cara do verão.

Outra coisa que percebi, desde os meus 14 anos, é que toda revista, todo mês, fala de uma forma especial do JEANS! Sempre apostam no jeans, ano a ano, mês a mês e é o que está mais presente no nosso dia a dia. É o material mais apostado por diversas grifes e tá com tudo, podendo enriquecer qualquer coleção. Agora é a era dos jeans com aplicações (a jaqueta jeans com broches, aplicações, decorações, patches, é o HIT dessa temporada, podendo apostar nesse inverno mesmo, como vimos AQUI neste post). Tivemos em várias lavagens e em milhares de silhuetas, tanto no comprimento das barras e na cintura (de cintura alta ou baixa).

Assim como o que vimos na Semana de moda de Paris, o destaque para o pescoço e pra cintura é o que faz uma silhueta perfeita.

Um fator interessante que inspirou muito os estilistas nas suas criações, é o boom do skate, que trouxe um streetwear bem desleixadão, com manga e barra longa e casaco extra grande.

Da rua pra passarela: a tendência de amarrar camisa/casaco na cintura foi tão forte que ultimamente as grifes têm apostado de forma bem inusitada. O truque valeu até mesmo com calças tipo pantalona, que “imita uma amarração/nó na cintura”, como se houvesse um casaco ali no look. A gente nem gosta né? É a hora de ver o nosso estilo pessoal com uma intensificada e refinada pegada de fashion week, pra chegar no look perfeito! 

Outro detalhe pra se observar, são as diversas formas dos vestidos: passando sensualidade, feminilidade, charme, glamour e conforto que nós, mulheres, amamos numa única peça.

E quanto a tendência “sem gênero”? #movimentoGenderBender. O guarda roupa masculino e feminino têm chegado numa linha cada vez mais próxima, com a alfaiataria no geral #boyish. Além disso, vale usar aquela camiseta/camisa de uma forma bem inusitada, pra trazer um ar atual para o look, seja mais jogada, misturada com peças femininas, com nó, amarrada.

Tons pastéis mesclando com cores mais fortes ou entre eles mesmo. São grandes apostas: o rosa, azul talcado e amarelo, pink , o azul turquesa, o laranja, o vermelho.

Combinações tipo pijama foi algo que com certeza continuou pegando! De seda e também em outros materiais.

Outro fator mega versátil que já vimos em diversas outras temporadas do SPFW, é o sucesso do body/maiô, biquíni, hot pant saindo das praias e invadindo o nosso dia a dia, cada vez mais misturado, resultando em transformações incríveis!

A pegada esportiva também tem dominado o espaço das fashion weeks ultimamente, seja de forma mais produzida e mais minimalista também. Atenção pra jaqueta bomber!! Ahhh, as flatforms são sucesso absoluto!!

Fique com algumas referências das marcas mais babado:Salinas se inspira no sol de Miami, Amir Slama volta e traz ráfia + babados, a Água de Coco aparece com shape estruturado e babados, a Adriana Degreas aposta no exotismo oriental, a Triya traz pegada étnica e tons terrosos, a Iódice traz formas fluidas e soltas, Juliana Jabour investe num streetwear chique e bem jovial, a PatBo se inspira no Brasil para coleção, Lenny Niemeyer aposta na cultura japonesa para seu desfile, Samuel Cirnansck traz bordado e transparência, Paula Raia desfila transparência sutil e peças brancas, Reinaldo Lourenço reformula os anos 80, Lolitta aposta nas listras e mistura de cores.

Check:

WAGNER KALLIENO

WAGNER KAlLIENO spfw n41

WAGNER KAlLIENO spfw n41 2

SAMUEL CIRNANSCK

SAMUEL CIRNANSCK spfw n41

A. BRAND

a. brand spfw n41

ÁGUA DE COCO

agua de coco spfw n41

agua de coco sao paulo fashion week n41

SALINAS

salinas spfw n41 2

salinas spfw n41

TRIYA

triya spfw n41

triya spfw n41 3

triya spfw n41 2

PATRICIA VIEIRA

patricia vieira spfw n41

HELÔ ROCHA

helo rocha spfw n41

LILY SARTI

lily sarti spfw n41

ELLUS

ellus

ISABELA CAPETO

isabela capeto spfw n41

isabela capeto spfw n41 2

JULIANA JABOUR

juliana jabour spfw n41

OSKLEN

osklen spfw n41

LOLITTA

lolitta spfw n41

GIG COUTURE

gig couture spfw n41

GLORIA COELHO

gloria coelho spfw n41

ADRIANA DEGREAS

adriana degreas spfw n41

PAULA RAIA

paula raia spfw n41

ELLUS 2ND FLOOR

ellus 2nd floor spfw n41

REINALDO LOURENÇO

reinaldo lourenço spfw n41

VITORINO CAMPOS

vitorino campos spfw n41

PATBO

patbo spfw n41

Qual foi a coleção preferida de vocês?? A minha foi a da Triya, eles arrasam demais! Achei sensacional e esse dia tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o responsável pelo styling do desfile, Felipe Veloso, num evento da Revista Glamurama, fiquei hiper feliz!! O desfile de Isabela Capeto e ÁGUA DE COCO também foram incríveis. Espero que gostem, galeera!!

Beijos, Ingrid!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s